Eventos Acadêmicos

Eventos Acadêmicos 2014


1- IV SIMPÓSIO MEMÓRIA, (AUTO) BIOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA, de 07 a 09 de abril de 2014, no Auditório Jurandir Oliveira – DEDC I/UNEB.

2-12ª Conferência Internacional sobre Representações Sociais no período de 20 a 23 de julho de 2014, em São Paulo. Submissão de trabalhos até 23/03


3- A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) sediará, de 16 a 19 de novembro de 2014,     o VI Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica (VI CIPA) – promovido em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH).

4- O XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre a escola, formação de professores e a sociedade, que acontecerá em Fortaleza no período de 11 a 14 de novembro de 2014, está com inscrições abertas durante o período de 02/12/2013 a 31/07/2014, mediante cadastro no sistema. Caso o participante tenha interesse em submeter trabalho, a inscrição deverá ser realizada até 30/04/2014.

5 - V Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade - SITRE-
Data: de 26/05/2014 a 28/05/2014
Local: Faculdade de Educação da UFMG - Belo Horizonte (MG)

6-  Seminário Internacional RED ESTRADO

Direito à educação, políticas educativas e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa.

Data: de 12/08/2014 a 15/08/2014
Local: Universidade do Estado da Bahia (Uneb) - Salvador (BA)

7- Conferência Nacional de Educação 2014

A CONAE/2014 é precedida por etapas preparatórias, compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e/ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas estas atividades realizadas até o final de 2013. O objetivo é garantir a participação da sociedade nas discussões pertinentes à melhoria da educação nacional. Nesses eventos, portanto, os espaços de discussão são abertos à colaboração de todos — profissionais da educação, gestores educacionais, estudantes, pais, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros.

Mais informações: http://conae2014.mec.gov.br/index.php.

7-XXII EPENN
19 a 21 de outubro de 2014
Natal, RN – Campus da UFRN 

8-VIII Encuentro Iberoamericano de Educación13 a 16 de novembro de 2014.
UNESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS CAMPUS DE ARARAQUARA – UNESP 







Eventos Acadêmicos 2013

Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação


O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, realizado em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO), tem como tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. A escolha deste tema foi motivada pela necessidade de se discutirem alternativas ao atual cenário do trabalho docente, nomeadamente através de novas articulações entre práticas docentes, processos e produtos de investigação, e políticas educacionais e de carreira, para todos os níveis de educação e ensino.


O II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação é coordenado pelo Área de Investigação “Formação, Saberes e Contextos de Trabalho e Educação” - do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP), por grupos de pesquisa vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE-UFAL e pela REDE ESTRADO, em parceria com as Universidades do Minho e de Lisboa, bem como com as universidades brasileiras PUC/SP, UNESA/RJ, UNEAL, UFMG, UFPel e o IFAL.


 Local: Porto - Portugal
Data:01, 02 e 03 de novembro de 2013
Inscrições: https://pco.abreu.pt/CLIENTES/abreu/c_empty.php?gc=Evento-8985804167-Registo&set_lang=pt




VII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE - VII ENELUD
VII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E LUDICIDADE - VII ENELUD, tendo como tema: “Cultura Lúdica e Formação de Educadores”. Neste 7º Encontro, se propõe a oferecer a estudantes da área de humanidades, a professores da educação básica e professores universitários e a educadores de outras áreas, vivências, palestras, oficinas e reflexões sobre a cultura lúdica em nossa sociedade e a maneira como essa cultura vêm interagindo com a produção do conhecimento e sendo utilizada nas diversas práticas educativas. Nesse sentido, busca trazer a público, profissionais qualificados que discutam questões como, “Cultura, brincadeiras, folclore, ludicidade e educação”, dentre outros temas relevantes para a área educacional e áreas afins.

Site: http://www.viienelud.faced.ufba.br/  - UFBA
Fevereiro de 2013


V Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação / II Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação

A edição do evento, que será realizada nos dias 20, 21 e 22 de maio de 2013, no campus da ULBRA Canoas-RS, busca não apenas fortalecer o caráter internacional já assumido em edições anteriores, como também consolidá-lo, tendo em vista a importância de ampliar, intensificar e aprofundar os vínculos com a produção acadêmica em âmbito internacional. O evento é promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação da ULBRA com a cooperação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS.

Site: http://www.sbece.com.br/site/capa - Universidade Luterana do Brasil - ULBRA
Maio de 2013
II Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação - 2013Local: Universidade da República do Uruguai - Montevidéu
Organização: Associação Latinoamericano de Filosofia da Educação – ALFE, Instituto de Educação, Depto. de História e Filosofia da Educação da Udelar – Profa. Dra. Andrea Díaz
Data: 21 a 23 março de 2013



III Simpósio Baiano de Licenciaturas

Tema: Articulação entre Ensino Superior e Educação Básica: a construção de políticas públicas de formação de professores.
Período: 03 a 05/07/2013
Local: Campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Cruz das Almas
Público alvo: Instituições de Ensino Superior do Estado da Bahia que formam professores/Escolas de Educação Básica/Secretarias Municipais de Educação/Diretorias Regionais de Educação

Julho de 2013 - Cruz das Almas Bahia - UFRB


I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente


I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente  configura-se como processo e resultado de ações iniciais de investigação do grupo de pesquisa “Desenvolvimento Profissional Docente”, vinculado ao referido departamento e busca promover reflexão, interlocução e aprofundamento teórico junto a pesquisadores da área que se dedicam à investigação sobre o desenvolvimento profissional, tendo como temática de referência a “aprendizagem docente”.